Alexandre Rossi - DivulgacaoQuanto maior a proximidade entre um cão e seu dono, melhor será para a saúde física e psicológica de ambos.

O conselho é do maior especialista brasileiro em comportamento animal, Alexandre Rossi, o “Dr. Pet” dos programas de televisão. Ele fez palestra no fim da tarde deste sábado (2) em Salvador, a convite da loja Meu Amigo Pet, recentemente inaugurada na capital baiana.

O evento reuniu mais de 300 pessoas – muitas delas acompanhadas de seus animais de estimação. O trecho inicial da Rua Paraná, na Pituba, onde fica a loja, foi interditado ao trânsito de veículos no final da tarde para facilitar a movimentação, com segurança, das pessoas com seus pets. No local, foram montadas tendas e houve distribuição e sorteio de brindes.

Rossi – que trouxe sua assistente canina, a cadela Estopinha –, destacou a importância do dono interagir sempre com seu cão de estimação e deu dicas importantes para uma convivência correta entre ambos.

Ele recomendou, por exemplo, que o bom comportamento do animal seja sempre recompensado pelo dono. Mas salientou que o cão não deve ser mimado demais, pois isso pode acabar até mesmo prejudicando a saúde do animal, como no caso dos donos que dão comida demais ao cão, tornando-o obeso. Destacou ainda importância de estimular o animal a fazer exercícios físicos de modo permanente.

Ao final da palestra, Rossi autografou exemplares de seu livro Adestramento Inteligente e fez fotos com dezenas de fãs.

Com vários livros publicados, Alexandre Rossi atualmente comanda a Cão Cidadão – empresa especializada em consultas comportamentais e adestramento em domicílio, que também oferece cursos, palestras e workshops –, apresenta o programa Missão Pet, transmitido pelo canal por assinatura National Geographic, e o quadro Desafio Pet, no Programa Eliana, do SBT, e mantém o programa diário É o Bicho, na rádio Band News FM.