baio sdfadfaO maior ícone da música nordestina, o pernambucano  Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi homenageado em Feira de Santana, pela data de seu nascimento – 13 de dezembro –  em dois locais públicos.

No domingo, o Rei do Baião foi reverenciado no mais novo espaço cultural da cidade, o Beco da Energia e nesta  segunda-feira pela manhã na praça J. Pedreira, defronte ao Mercado de Arte Popular, ambos localizados no centro da cidade.

No Beco da Energia, ontem, a homenagem foi coordenada pelo sanfoneiro Dr. Ed e na praça J. Pedreira o forrozeiro Jota Sobrinho conduziu a festa para lembrar a extensa produção musical de Gonzagão.

Na praça J. Pedreira, esta  sanfona colocada na frente dos músicos (foto) é do sanfoneiro Baio do Acordeon, que a ganhou de presente de Luiz Gonzaga. Baio estava presente mas não pode tocar por ter se submetido a uma cirurgia recentemente.

Nenen do Acordeon, Cícero, Coronel, Luizinho dos 8 Baixos e diversos outros sanfoneiros e músicos regionais marcaram presença na praça.