A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) iniciou neste domingo (20) às provas do processo seletivo 2016.1.

A Redação, sobre desigualdade social, despertou a atenção dos candidatos, que afirmaram “se tratar de um tema bastante debatido em todos os meios, inclusive na escola, mas exigiu foco pela complexidade do assunto”, conforme disse Lana Vitória Moreira.

Para Tauã Veloso, o tema “passa por causas como a concentração de poder nas mãos de poucos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”. Natália Bulhões achou “fácil, principalmente porque no próprio enunciado da prova, os textos de apoio sugeriram desdobramentos“. As candidatas entrevistadas responderam às provas no Campus Universitário.

Mais uma vez, a Uefs oferece o Programa Sala de Espera, pioneiro no País, para acompanhantes de candidatos, principalmente pessoas de outros municípios, que proporciona entretenimento enquanto aguardam o término das provas.

Os trabalhos foram abertos pelo reitor Evandro do Nascimento e pela vice-reitora, Norma Lúcia de Almeida, com saudação e apresentação da infraestrutura da universidade.

Nessa 21ª edição, o programa reúne mais de 120 pessoas para atividades como dança de salão, oficinas de artes e atividades físicas.

Para Manuel Alfredo Filho, a iniciativa contribui para integração dos familiares dos candidatos. “Esta atividade faz com que as pessoas se sintam parte desta instituição”.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), História, Geografia e Redação, Na segunda-feira (21), último dia do concurso, será a vez das provas de Matemática, Física, Química e Biologia.

Para o processo seletivo 2016.1 se inscreveram 11.934 candidatos, que disputam 951 vagas distribuídas em 28 cursos, inclusive Farmácia, Licenciatura em Música e Medicina, que têm a seleção realizada apenas uma vez ao ano.

A abstenção neste primeiro dia de provas foi de 26,06%, o que equivale a 3.110 ausências. Os gabaritos serão divulgados no decorrer do dia no portal da Uefs, na seção ProSel/Vestibular.

Fonte: Secom/Bahia