carlos geilsonA semana começou pesando no bolso dos baianos. Nesta terça-feira (19/4) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anatel) autorizou o aumento da tarifa de energia na Bahia e, na segunda-feira (18), o Sistema Bahia Norte, responsável pelo trecho da BA-093, e o Sistema Litoral Norte, na BA-099 aumentou o pedágio, autorizados pela Agerba.

O Sistema ferry-boat e o Sistema Salvador-Mar Grande, que fazem a travessia para Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo também sofreram aumento.

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) criticou os aumentos, em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira.

Ele ressaltou que na atual conjuntura econômica do país, autorizar um aumento da conta de energia é de extrema insensibilidade. O parlamentar ressaltou, inclusive, que o aumento é maior que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na Bahia, o reajuste foi de 10,72% para os consumidores residenciais e de 10,64% para os industriais.

Esses reajustes são absurdos. É um absurdo essas autorizações! É isso que revolta os brasileiros. E é por isso, que eles vão para as ruas protestar e pedir o impedimento da presidente Dilma Rousseff. Senhor Governador Rui Costa, seja também mais sensível à situação dos baianos. Tem menos de um ano que foi autorizado um reajuste de 7,57% nas tarifas básicas de pedágio e já aumentou novamente?”, atacou o oposicionista.