DSC00639

A Lagoa Salgada em Feira de Santana sofreu esta semana um princípio de incêndio na vegetação debelado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros chamada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O incêndio pode ter sido provocado por ação de vândalos.

A Lagoa Salgada é uma das três nascentes do Rio Subaé que se localizam na zona urbana de Feira: as outras são a Lagoa Subaé e uma nascente na rua Pedro Suzart.

Localizada próxima à avenida Nóide Cerqueira, na zona leste da cidade e que liga o centro à BR-324, a Lagoa Salgada é também uma das maiores do conjunto de mais de 30 lagoas existentes no município de Feira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais abriu uma investigação para ‘apurar responsabilidades’.

“Com o clima quente já predominando em Feira de Santana, é preciso haver muito cuidado com cigarro ou fósforo, material altamente perigoso ao ser lançado no matagal.Devemos alertar a pessoas que estão habituadas a causar incêndios na vegetação às margens de rodovias e, especialmente, em áreas de preservação ambiental como a Lagoa Salgada, que a prática constitui crime previsto no nosso Código Penal. A Secretaria estará vigilante e denunciará à polícia infrações dessa natureza”, adverte o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Carvalho.