Em carta aberta, o tradicional afoxé Pomba de Malê’, do bairro da Rua Nova, explica porque não vai participar este ano da Micareta de Feira de Santana.

“Por respeito a todas e todos que de alguma forma participam das Micaretas de Feira de Santana.

O afoxé Pomba de Malê desde de sua criação, tem tentado seja através dos desfiles que engrandeçam a cultura do povo negro ou através de ações afirmativas como o Projeto Atiba que busca levar educação a jovens e adultos que buscam conclusão no ensino fundamental e médio via CPA, oficinas de dança e percursão, apoio a mulheres empreendedoras que buscam espaço com costura e salão de beleza, Pomba de Malê sempre buscou fazer o melhor.

Assim, em 2010 desfilamos no Circuito Maneca Ferreira com o cantor Djalma Ferreira e conseguimos levantar as arquibancadas com a “Cobra Coral”.

Em 2011 desfilamos novamente com a presença de Marizelia e Beto Maravilha e novamente a arquibancada ferveu com nosso desfile, conseguimos quebrar o preconceito e com o conceito que as entidades afro de Feira não sabem produzir um bom desfile.

Hoje viemos a público afirmar que não desfilaremos na Micareta 2018, pois não brincamos de fazer cultura, buscamos sempre respeitar os associados e colaboradores que sempre nos apoiam com seu trabalho voluntário, pois sem o Circuito Quilombola e com apresentação num horario ( 08h as 13h) inviabiliza qualquer tentativa de se fazer um desfile descente e destaco as razões a seguir:

  1. As baianas que desfilam conosco de média de idade superior a 60 anos e seria uma irresponsabilidade colocá-las na avenida com suas veste com o sol à pino;

  2. Os recursos do convenio ainda que tenham um valor baixo que sempre colocamos, ajuda com os nossos custos para a confecção das fantasias;

  3. O horário inviabilza qualquer busca de patrocinio vez que não haverá publico para assistir o desfile.

A entidade não deve prestação de contas, ou se encontra inadiplente com a Fazenda Pública Municipal, ou Estadual seu CNPJ está ativo e suas obrigações fiscais todas adimplentes, por isso não vemos porque sermos penalizados com a suspensão de contrato do Desfile da Micareta.

Não vamos pois fazer um desfile descaracterizado e desprestigiado sem público e sem recursos para sermos levados ao ridículo.

Temos vários campeonatos da Micareta para mostrar o afinco com que desfilamos, gostamos de fazer cultura e de mostrar o melhor para a cidade e os associados, hoje nos vimos tolhidos de fazer um desfile decente.

“O Negro do Pomba Quando Sai da da Rua Nova Ele Traz No Cinto Uma Cobra Coral”, somos guerreiros da cultura.

Agradecemos a todos e a todas pelo apoio que temos recebido e pela compreensão de nossa atitude em não desfilar na Micareta 2018.

Esperamos nos encontra quem sabe num futuro próximo e com mais apoio governamental numa festa em que possamos mostrar tudo que sabemos fazer para o público que sempre nos apoiou.

Feira de Santana, 16 de abril de 2018

Diretoria do Afoxé Pomba de Malê”