IMG_20160622_145134

André Galdino, Baio, tocando numa sanfona de 8 Baixos no ‘Samba de Bié’ que acontece toda segunda-feira no Centro de Abastecimento em Feira de Santana,Bahia.

Em 1974, no antigo Campo do Gado, em Feira de Santana foi ouvido e visto por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, executando “Asa Branca”, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Gonzagão ouvindo aquilo, ficou impressionado e muito alegre, a ponto de prometer para Baio uma sanfona branca de presente.

Não demorou muito e Luiz enviou o presente prometido para a casa de Beto (a quem o Rei do Baião confiava os consertos dos seus instrumentos), na Rua J. J. Seabra, para que o mesmo repassasse às mãos de Baio.

No momento em que a sanfona branca chegou à casa de Beto, ele não estava presente e quem a recebeu foi o nosso amigo e músico Erudílio, que com muita alegria a entregou ao ilustre destinatário: André Galdino dos Santos, o Baio do Acordeon. (Texto de Jota Sobrinho é forrozeiro, servidor público e graduado em Farmácia e Bioquímica na UFBa)

No vídeo abaixo, Baio toca oito baixos no ‘Samba de Bié’ no Centro de Abastecimento em Feira.