COLUNAS


A Sociedade Filarmônica 25 de Março promove entre os dias 20/02, 04/03 e 15/03 o Projeto Coreto Cultura, que consiste na realização de apresentações didáticas em escolas públicas pela banda de Música da 25 de Março. Nesta primeira edição serão contemplados o Colégio Estadual Coriolano Carvalho e o Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Fróes da Motta. O encerramento acontecerá no dia 15/03 na Praça Fróes da Motta.

Antonio Neves, regente da banda, explica que o objetivo do projeto é “contribuir com o fortalecimento da identidade cultural local, e estimular o ingresso de novos membros na banda de música da Sociedade Filarmônica 25 de Março”.

As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade. O Projeto Coreto Cultural tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é produzido pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, realizado pelo projeto Favela é isso Aí, pela Secretaria Especial da Cultura, pelo Ministério da Cidadania e pelo Governo Federal.

Confira a programação:


20/02 às 15h – Colégio Estadual Coriolano Carvalho –  Bairro Sobradinho

04/03 às 19h30min – Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Fróes da Motta – Bairro Baraúna
15/03 às 15h10min – Praça Fróes da Motta – Centro

Forró, baião, quadrilha, xaxado e xote. O ritmo pode até variar mas o maestro da festa nordestina é o sanfoneiro. Invariavelmente acompanhado do triangulo e da zabumba, esse trio embala o arrasta-pé na época do São João.

Na pegada dessa tradição, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro de Cultura e Arte (Cuca), promove a 10ª edição do Festival de Sanfoneiros.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e os músicos devem se inscrever através de um formulário online disponível AQUI.

O evento está programado para o dia 20 de maio.

Os interessados  em participar do Festival, podem acessar o Edital Completo com as regras do evento e também o Site do Cuca, onde tem todos os detalhes.

foto:Luizinho  Pé  Quente, ganhador  do  festival  em 2014.

Uma das preocupações do Tribunal Superior  Eleitoral para as eleições deste ano é o possível uso de deepfake, vídeos criados a partir de inteligência artificial e que reproduzem a aparência, as expressões e até a voz das pessoas.

quinto episódio da série Minuto da Checagem, veiculado no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, trata da chamada deepfake.

O filme de 1 minuto e 30 segundos de duração  atingiu mais de um milhão de visualizações nesta segunda-feira,17

 É muito importante que os eleitores tenham consciência desse perigo e que chequem as informações que recebem antes de compartilhá-las”alerta Ana Paula Ergang, coordenadora do Núcleo de Rádio e TV do TSE.

A série Minuto da Checagem é produzida desde outubro de 2019 pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os vídeos são veiculados mensalmente, sempre abordando temas importantes para a conscientização acerca da desinformação e da responsabilidade de todos para impedir a sua disseminação.

Com concepção e layout dos estúdios desenvolvidos pela equipe da emissora, a TVE faz este ano uma homenagem ao artista plástico Hector Julio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé.
Argentino naturalizado brasileiro, Carybé foi consagrado como um dos maiores representantes da cultura baiana moderna e tornou-se conhecido internacionalmente por suas obras que valorizavam a Bahia, os rituais afro-brasileiros, a capoeira e as belezas naturais e arquitetônicas do Estado.
A Rádio Educadora FM também preparou uma programação especial para o Carnaval e realizará a transmissão na íntegra dos shows do Pelourinho.
Confira os horários da transmissão na TVE:
Quinta-feira (20), a partir das 18h até 2h
Sexta-feira (21), a partir das 16h até 2h
Sábado (22), a partir das 16h até 4h
Domingo (23), a partir das 12h até 2h
Segunda-feira (24), a partir das 12h até 2h
Terça-feira (25), a partir das 12h até 2h
Acompanhe a TVE e a Rádio Educadora nas redes sociais:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
facebook.com/educadorafmba
twitter.com/educadorafmba
instagram.com/educadorafmba
TOP