Todo sábado, sob os oitis da praça do Mercado de Arte Popular (MAC), no centro comercial de Feira de Santana, o grupo de capoeira “Angoleiros do Sertão” faz uma apresentação pública e aberta à participação de todos. É ‘uma marca’ do centro da cidade e atrai a atenção de milhares de pessoas que circulam por ali. O Mestre Cláudio é o ‘regente’ da orquestra de percussão e vozes que anima o centro. Ele é um dos mais respeitados capoeiristas do Brasil. Claudio Costa, natural de Feira de Santana, fundou a Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão na década de 1980.
Ele iniciou a capoeira na roça, quando era menino,e via seu tio Domingos que jogava capoeira e seu tio Roque que fazia berimbau de cipó de imbé. O que mais influenciou foi quando ele acompanhava sua mãe que vendia acarajé na feira ele assistia roda de capoeira.
Na verdade o Mestre iniciou na escola do falecido Mestre Di Mola,no entanto aprendeu capoeira foi nas ruas de Feira de Santana, a partir dali tendo contato com outros Mestres de capoeira na Bahia,inclusive os angoleiros.
A sua escola Angoleiros do Sertão começou humilde e vem crescendo em humildade e tamanho, hoje existem núcleos em outras cidades do Brasil, e mestre Cláudio percorre diversos países levando a capoeira rasteira jogada no chão, onde haja gente querendo conhecer a nossa brincadeira como ele mesmo diz.
Mestre Cláudio é exigente com tudo que diz respeito a capoeira, os instrumentos da bateria da capoeira Angola são feitos por ele mesmo todos com matéria prima da natureza, seus pandeiros são de couro, ao contrário do que vemos em diversas rodas por ai, seu reco-reco é de bambu, o agôgô é de sapucaia e assim segue.
O rigor do Mestre se estende ao cuidado com os cantos e ladainhas da capoeira, tem que cantar bonito, afinado, batendo palma, e capoeira tem que saber tocar todos os instrumentos.
Seus conhecimentos são passados assim para os novatos por seus contra-mestres e treinéus, que seguem com afinco as determinações do mestre que sempre explica o porquê das coisas necessitarem serem feitas dessa forma e não de outra.
Mestre Cláudio Costa tem uma relação de amor e entrega a capoeira fazendo seu trabalho ser reconhecido no mundo inteiro.
Samba aos sábados no centro de Feira
https://t.co/ucHbxtG8Gt via @BLOGdaFEIRA
Samba e capoeira dos ‘Angoleiros do Sertão’ marcam os sábados no centro de Feira https://t.co/ucHbxtG8Gt via @BLOGdaFEIRA
Samba e capoeira dos ‘Angoleiros do Sertão’ no centro de Feira
https://t.co/ucHbxtG8Gt via @BLOGdaFEIRA
Samba e capoeira dos ‘Angoleiros do Sertão’ marcam os sábados no centro de Feira https://t.co/Qjv9aSjMYF via @BLOGdaFEIRA