O livro “Populações Negras na Bahia – Ensaios de História Social”, de autoria do professor doutor Josivaldo Pires de Oliveira (Bel Pires), lançado em abril de 2012, atingiu expressiva aceitação entre os títulos publicados pela Editora Appris, no último ano, estando entre os mais procurados e vendidos.
Para chegar a esta constatação foram observados alguns importantes critérios, além do desempenho comercial, como por exemplo, interesse espontâneo pela obra em espaços como livrarias, bibliotecas e centros de estudos universitários nacionais e internacionais e vendagem em eventos segmentados.
A partir deste considerável desempenho, o livro terá distribuição nacional e constará, em destaque, do catálogo da Appris, que é amplamente distribuído em livrarias de universidades e redes livreiras.
Também serão promovidas estratégias especiais de marketing, aumentando a exposição de “Populações Negras na Bahia – Ensaios de História Social” e assim, tornando-o um título ainda mais acessível.
O livro oferece ao público leitor uma síntese da produção baiana sobre a história das populações negras e também contribui, de maneira notável, com a implementação da lei 10.639, que obriga o ensino da História e Cultura da África na educação básica.
Sobre o autor
Bel Pires é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em História Social, também pela Ufba, e graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Atualmente é professor de História do Departamento de Educação da Uneb / Campus XIII – Itaberaba, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão deste departamento. Líder do grupo de pesquisa Populações Negras (Uneb/CNPq).
Bel é autor de outros três livros: No tempo dos valentes (2005); Capoeira, identidade e gênero (2009) e Aloísio Resende, poeta dos candomblés – história das populações negras em Feira de Santana (2011).
Elsimar Pondé