As manifestações populares de junho de 2013 foram exaustivamente discutidas nos diferentes meios de comunicação, mas não há como considerar que o tema esteja esgotado.
Há uma grande expectativa sobre como esses atos serão praticados durante a Copa do Mundo no ano que vem, e todo policial que atue direta ou indiretamente nesse tipo de ocorrência deve(ria) ter uma noção clara e racional da complexidade que cerca os movimentos.
Produzido apressadamente no calor dos fatos e publicado já no mês seguinte, “Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil” é um livro de leitura fácil, composto por 16 artigos distribuídos em 109 páginas enriquecidas com fotos e ilustrações interessantes.
A rebeldia é explicada regredindo a Salvador-BA em 2003 (p. 14), na “Revolta do Buzú”, momento que não é reconhecido como origem, mas como um marco importante, posteriormente seguido por Florianópolis-SC em 2004, com a “Revolta da Catraca” até tomar conta de São Paulo-SP e todo Brasil neste ano.
Danillo Ferreira/Abordagem Policial
Leia mais: clique aqui
As manifestações populares de junho de 2013 http://t.co/FNOEobTir6 http://t.co/bAOzCgX4Zk