A humanização do parto e as boas práticas ao nascer foram debatidas durante o seminário “O Protagonismo da Enfermagem no Processo do Cuidar”, na manhã desta terça-feira, no auditório da FAT, por iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, responsável pelo Hospital municipal da Mulher.
A coordenadora do Centro de Parto Normal Mansão do Caminho, a enfermeira obstetra Suzana Montenegro, salientou para o grupo de enfermeiros, que ocupou o auditório da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), que deve-se garantir o bem-estar da mulher antes e após o parto.
“De cócoras, em pé ou deitada. Não importa a posição. A melhor é aquela que surge da vontade própria da mulher. A livre escolha da posição para parir – aquela que a mulher se sente bem – e a não utilização de métodos invasivos garantem o sucesso no momento de dar à luz”, disse a obstetra.
A diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, afirmou que o objetivo do evento é fortalecer o profissional para que possa assistir o paciente de uma forma mais humana e com qualidade técnica adequada.