Quem vem de Salvador pela BR 324, logo após o viaduto onde está o Portal da Princesa encontra um placa de sinalização com as seguintes informações, “EVITE CONGESTIONAMENTOS, UTILIZE AS VIAS ALTERNATIVAS”.
Acredito que a pessoa responsável pelo trânsito da Princesa do Sertão conhece muito pouco nossa cidade, vejam que se o motorista que optar pela primeira via, Rua Milton Melo, antiga São Raimundo, encontrará muitos buracos, valas, quebra-molas e nenhuma sinalização indicando pelo menos o centro da cidade.
Se seguir em frente, a Rua São Domingo que deveria ter sentido inverso para Getulio Vargas, a outra opção de via alternativa é a Frei Aureliano, mão dupla e perigosíssima, encontra uma Av. Getúlio Vargas com retornos sempre congestionados, que para amenizar a situação caótica que todos conhecem e sabem as soluções decidiram colocar alguns cones provisórios, que já tornaram definitivos, mas o pior é que no outro lado da via, onde não deveria ser permitido estacionar, afunila provocando sérios engarrafamentos em toda cidade, “cobrindo um santo e descobrindo outro”.
Se não bastasse os camelôs e feirantes que tomam conta da cidade, veículos em filas duplas e triplas continuam por toda a cidade, na Conselheiro Franco, JJ Seabra, Getulio Vargas, etc., os caminhões de transporte de valores, diariamente de segunda a sexta a partir das 15 horas estacionam em filas duplas e os seguranças fortemente armados ficam aguardando os malotes dos bancos e casas lotéricas colocando em risco todos que ali transitam.
Questionei a dois agentes de trânsito, sem identificação, que estava junto ao carro forte o porque de permitir e não multar estes veículos e para minha surpresa fui informado que tinham ordens superiores para permitir.
As sinalizações horizontais tem que ser revistas, algumas ruas e avenidas é possível dividir para três ou quatro pista que faz o fluxo melhorar dando melhor velocidade ao trânsito.
Há alguns dias fomos informados que a empresa vencedora da licitação para instalação nos semáforos sincronizados nos próximos 120 dias, mas de nada adiantará a colocação deste equipamento se não fizer uma mudança brusca no trânsito, consultando assessoria de engenharia de tráfego, alguém com formação especifica capaz de estudar e analisar as melhores alternativas para que os milhares de carros e motos que mensalmente fazem parte da frota da cidade, gerando aumentos significativos de impostos que deveriam ser utilizados para melhor fluir o trânsito da Princesa.
Já que estou falando de trânsito não poderia deixar de falar dos viadutos, foram mau dimensionados e já estão constantemente engarrafados nos horários de picos, as vias com três e até quatro faixas afunilam na chegada dos viadutos que só permite passar um veiculo de cada lado, faltou engenharia de tráfego quando da sua construção.
Continuo insistindo que a solução barata e rápida para melhorar o trânsito é acabar com alguns retornos nas grandes avenidas, inclusive aqueles que ônibus e caminhões utilizam e muitas das vezes as manobras requerem habilidade e a necessidade de macha ré, mas para tanto é necessário contratar um empresa ou profissional que entenda de trânsito e tráfego.
Marilton Carvalho
marilton@alicrim.com.br