Em nota de pesar, o governador Jaques Wagner lamentou a morte do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos, na madrugada desta sexta-feira (18):
“A obra deixada por João Ubaldo Ribeiro nos auxilia, neste momento, a superar a dor pela sua perda. Imortal das academias de letras do Brasil e da Bahia, irônico e bem-humorado, soube como poucos desvendar as entranhas da epopeia brasileira. Sua crítica social muitas vezes incomodava, porém também apontava caminhos. Ubaldo é leitura essencial para quem quiser contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Minhas condolências aos familiares e amigos”, disse o governador.
Nascido em Itaparica, João Ubaldo Ribeiro ganhou, em 2008, o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Desde 1993, o escritor ocupava a cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Em novembro de 2012, em cerimônia que teve a participação do governador Jaques Wagner, ele tomou posse na Academia de Letras da Bahia, em substituição ao acadêmico Cláudio Veiga.
João Ubaldo Ribeiro morreu no Rio de Janeiro, onde seu corpo está sendo velado, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL).