A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vive um ‘faz-de-conta’ em relação à existência de um campus em Feira de Santana.
Primeiro, está instalado em um local precário e provisório com cursos distantes do objetivo central do campus que é a graduação e pesquisa no campo da bioenergética.
Recentemente a Assembleia Legislativa aprovou a autorização para o Governo doar a área da antiga Fazenda do Menor para o campus feirense da UFRB.
Festejada como solução, a autorização é apenas mais uma peça da ‘ficção’, e a área não atende ao projeto, tanto pelo tamanho(30 hectares quando o projeto requer no mínimo 60!), como pelo local inadequado e perigoso: vizinho a um Presídio e um manicômio.
Essas inconveniências foram apontadas pelo próprio reitor à imprensa,denotando que apesar da boa vontade, é muito provável que o Ministério da Educação não aceite a área.
E o assunto tanto não foi encerrado pela UFRB que recentemente um grupo de professores visitou uma outra área no município,privada,cujo dono pretende doar 60 hectares.O local da área ainda está sob sigilo.