O filme Ralé, protagonizado pelo cantor e ator Ney Matogrosso e dirigido pela cineasta baiana Helena Ignez, encerra a programação do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema em Cachoeira,nesta terça-feira, às 19h30. A sessão acontece no Cine Theatro Cachoeirano e será seguida de bate-papo com a diretora e a atriz Djin Sganzerla (filha de Helena e Rogério Sganzerla).
Na trama, Ney Matogrosso vive Barão, um fazendeiro organizando seu casamento com um dançarino, enquanto um grupo de jovens realiza um filme no local. De origem aristocrática e ex-dependente de heroína, o personagem funda uma seita com rituais baseados no uso da ayahuasca, chá usado no Santo Daime.
Outro destaque do dia é o filme Tropykaos, primeiro longa do diretor baiano Daniel Lisboa, que será exibido 14h. Na trama, o sol é a metáfora maior de um sistema violento que adormece e agride a todos.
A programação do último dia do Panorama na cidade tem ainda o longa O Prefeito, de Bruno Safadi; e os curtas Ifá (Leonardo França), Feio, Velho e Ruim (Marcus Curvelo), História de uma pena (Leonardo Mouramateus) e Quintal (André Novais de Oliveira).
O Panorama começou dia 29 de outubro e é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão da UFRB. Em Salvador, o festival segue até o dia 04. O festival é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.
Veja programação completa: http://coisadecinema.com.br/xi_panorama/cachoeira/