A Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), a Rede do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a Chegança dos Marujos Fragata Brasileira apresentam o documentário Mulheres do Samba de Roda, neste sábado, 5, às 9h, na sede do Centro de Referência do Samba de Roda, na cidade de Santo Amaro da Purificação.
No documentário, 16 mestras sambadeiras mostram seus trajetos e trejeitos, histórias e memórias.
Foram selecionadas 16 mestras de 15 localidades baianas (Acupe, Bom Jesus dos Pobres, Cachoeira, Camaçari, Ilha de Vera Cruz, Feira de Santana, Irará, Maragojipe, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Teodoro Sampaio, Conceição do Almeida e Cruz das Almas). Assim, os territórios de identidade – Recôncavo, Região Metropolitana e Portal do Sertão –, mostram alguns dos seus tesouros.
A representante de Feira de Santana é Chica do Pandeiro, do grupo “Quixabeira da Matinha”, fundado pelo histórico ‘Coleirinho da Bahia’.
Na mesma ocasião, acontece também a exposição fotográfica Mulheres no Samba de Roda: histórias e conquistas. Serão lançados também um CD e o livro com minibiografias dessas 16 mulheres.
Este projeto faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos de conquista do título conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) ao samba de roda, que lhe deu a condição de “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.
Documentário mostra as grandes mulheres do samba-de-roda da Bahia https://t.co/RaoBfE26ML