A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará na próxima segunda-feira (14), às 09h30, uma sessão especial para conceder o título de cidadão baiano ao titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Paulo Israel Singer.
Economista, professor aposentado e militante das causas sociais, e uma das maiores referências nacionais e internacionais da Economia Solidária.A honraria será concedida pela deputada estadual Neusa Cadore (PT) e a data faz referência ao aniversário do ambientalista Chico Mendes, símbolo da luta pelo desenvolvimento sustentável.
“A vida do prof. Paul Singer é um exemplo para todas as gerações que acreditam na força da organização popular e na luta por uma sociedade verdadeiramente democrática“, afirma a deputada estadual Neusa Cadore que foi relatora da Lei Estadual da Economia Solidária.
Filho de pequenos comerciantes judeus, Paul Singer nasceu em Viena (1932) e chegou ao Brasil ainda criança fugindo do nazismo. Em 1960 iniciou sua atividade docente também na USP e teve seus direitos políticos cassados em 1969, em razão do golpe militar, tendo que se aposentar compulsoriamente.
Participou do grupo de resistência à ditadura militar e, mais tarde, ao lado do ex-presidente Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.
A Economia Solidária é uma forma de organização socioeconômica que se baseia na cooperação, na democracia, na participação equitativa, nas relações de produção e consumo solidários. No Brasil são mais de 30 mil iniciativas do gênero, a maioria na região Nordeste.
A Bahia se destaca com mais de dois mil empreendimentos associativos e cooperativos que têm contribuído com a inclusão produtiva de trabalhadores/as rurais e urbanos. Desde 2011, a Bahia conta com a Lei da Economia Solidária (Lei 12.368) e avançou nas políticas públicas, dentre elas a criação de 15 Centros Públicos de Economia Solidária presentes em vários Territórios de Identidade.