Dotar a cidade de um local capaz de atrair pecuaristas, expositores e homens de negócios da região, do estado e do país, foi uma ideia conjunta da então Associação Rural de Feira de Santana, da Prefeitura Municipal e dos pecuaristas locais em geral.
Como a cidade já se expandia às margens da rodovia Feira-Salvador, optou-se por um terreno nas suas imediações.Dono de uma fazenda nas proximidades, o pecuarista João Martins da Silva, de tradicional família feirense, doou parte do terreno para que nele o parque fosse edificado.
Dessa forma, às margens da BR/324, surgiu em 1967 o Parque de Exposições.
Para erguer o parque, coube aos homens de negócios a doação do material necessário, ficando com a prefeitura a tarefa de pagar a mão de obra. Para acompanhar os trabalhos criou-se uma comissão formada por pecuaristas como Gil Marques Porto, Vicente Leite e Francisco Moreira Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha.
Além de currais, boxes, baias, banheiras e outros espaços indispensáveis para o seu funcionamento, foram construídos amplos e modernos pavilhões.
O parque ganhou o nome do pecuarista João Martins da Silva, doador do terreno, e os pavilhões foram batizados homenageando pecuaristas que contribuíram com material de construção.
A primeira Feira de Animais, atualmente denominada Expofeira, aconteceu de 19 a 26 de fevereiro, tendo à frente da comissão organizadora o secretário de Agricultura do município, o engenheiro agrônomo Antonio Freitas Costa, o presidente da Associação Rural, Gil Marques Porto, além de Clovis Camalier, Ardson Joel Leal, Vicente Leite e Silvio Marback.
RT @blogdafeira: Parque de Exposição de Feira de Santana, 50 anos em 2017 https://t.co/cdCveNHRAy via @BLOGdaFEIRA
Parque de Exposição de Feira de Santana, 50 anos em 2017 https://t.co/cdCveNHRAy via @BLOGdaFEIRA
Parque de Exposição de Feira de Santana vai completar 50 anos em 2017 https://t.co/cdCveNHRAy via @BLOGdaFEIRA