Ação desenvolvida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi destaque na revista científica médica “Jama Network” que publicou,terça-feira, 16 , artigo científico sobre o efeito da visitação familiar flexível no Delirium em pacientes na unidade de terapia intensiva.
Tornar o atendimento mais humanizado e centrado nas necessidades do paciente e de sua família é um desafio constante para as equipes das UTIs.
No HGCA algumas iniciativas estão sendo colocadas em prática, dentro das unidades, a fim de promover a humanização, em especial a ampliação dos horários de visita, também conhecida como visita estendida, implantada desde 2017 e que tem dado resultados positivos na recuperação dos pacientes internados.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Nacional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O HGCA foi um dos hospitais pioneiros na Bahia. Com a “Visita Estendida” os pacientes passaram a ter direito a um acompanhante por até 12 horas.
De acordo com Dr. Lucio Couto, coordenador da UTI do HGCA, estudos comprovam que a presença de um familiar por mais tempo próximo ao paciente diminui a ocorrência de delirium e o tempo de permanência na unidade.
“No Brasil 40 UTIs estão inseridas neste projeto, apenas três são na Bahia e o HGCA foi o primeiro a implantar. Temos resultados muito positivos com este projeto, tais como diminuição do tempo de internamento, menos nível de ansiedade e depressão de familiares, uma vez que os mesmo podem ficar na beira do leito, por até 12 horas e acompanhar toda a evolução e tratamento do paciente’, afirmou Lucio Couto.
No Hospital Clériston Andrade o estudo é coordenado pelo médico Lucio Couto com os seguintes autores: Paulo Henrique Panelli Ferreira, Daniela Cunha de Oliveira, Kátia Santana Freitas, Eduardo da Silva Oliveira, João Victor Morais de Melo e Maurício Gomes da Silva Serra.
fonte: Ascom/HGCA
Acesse o artigo:
https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2738289
- Comércio de escravos na Feira de Santana - 28/09/2024
- Pequenas histórias da escravidão na Feira de Santana - 26/09/2024
- O samba da feira-livre - 20/09/2024