Diz a lenda urbana que anos depois de instaurada a República no Brasil, um dia “7 de setembro” caiu na segunda-feira, justo o dia oficial da renomada feira da Feira de Santana dos Olhos D’água.
Ocorreu que as autoridades locais e o povo ignoraram o patriotismo republicano e a feira livre foi uma das maiores e melhores daquele ano.
Os impulsos varejistas da Feira são incontroláveis.
Mas o Carnaval de Salvador consegue desertificar por três dias (domingo, segunda e terça) todo comércio da cidade mais comercial da Bahia.
Feira se rende ao Carnaval e decreta feriado na terra da Micareta, o primeiro carnaval fora de época do Brasil, em abril.
Micareta era o micareme,festa de influência francesa e que existia em muitas cidades brasileiras. Os feirenses a tornaram uma festa popular e inspirada no Carnaval de Salvador.
O esvaziamento da cidade é visível. A folia soteropolitana é irresistível e atrai não só o folião mas a mão de obra do varejo de rua.
Pode-se dizer que boa parte do comércio ambulante e informal da cidade vai trabalhar em Salvador nesta época. Muito ambulante da Marechal foi ganhar grana e não ficar parado. Emprego formal em Feira cresceu abaixo da média nacional. O informal é o que dá o pirão dos meninos.
A cidade fica deserta.
- Escravas do Capitão Innocêncio Affonso do Rêgo - 09/09/2024
- Capitão Innocêncio Affonso do Rêgo - 02/09/2024
- Sal e Salinas - 31/08/2024