Dos oito candidato(a)s e pré-candidato(a)s a Prefeito(a) de Feira de Santana que são do conhecimento público até agora, apenas dois deles nunca foram eleitos para qualquer mandato político-partidário e esta é a primeira vez que se submetem ao voto popular: Carlos Medeiros (Novo) e Marcela Prest (PSOL). São os neófitos desta eleição no município.
Dos seis restantes, apenas um está no momento sem mandato eletivo, o ex-deputado e radialista (afastado do rádio por imposição da lei eleitoral) Carlos Geilson.
Além do prefeito candidato à reeleição, Colbert Martins (MDB), há dois deputados federais na disputa, Zé Neto, pelo PT e Dayanne Pimentel do PSL. E mais: um vereador, Roberto Tourinho (PSB) e um deputado estadual, José de Arimatéia (Republicanos).
Carlos Medeiros é empresário e dono de churrasquaria, Marcela Prest é doula.
Esta é a quinta vez que o prefeito Colbert Filho é candidato ao cargo que está ocupando há apenas cerca de dois anos em razão da renúncia política de José Ronaldo (DEM). Já exerceu mandatos de deputado federal e estadual.
Zé Neto, igualmente a Colbert, candidata-se pela quinta vez a Prefeito. Começou mandato como vereador eleito em 2000, foi deputado estadual e agora está na Câmara Federal.
Carlos Geilson, exerceu dois mandatos de deputado estadual, essa é a primeira vez que se candidata a Prefeito.
Dayanne Pimentel é deputada federal exercendo o primeiro mandato.
Roberto Tourinho exerce o sétimo mandato de vereador, já foi candidato a deputado estadual.
José de Arimatéia obteve o primeiro mandato de vereador em Feira e hoje exerce pela terceira vez o mandato de deputado estadual.
ERRATA :
somente muitos dias após a divulgação da nota acima o Blog da Feira tomou conhecimento de que a candidata a prefeita pelo Psol, Marcela Prest, já havia sido candidata a cargo eletivo, ao contrário do que afirmamos no primeiro parágrafo do texto. Prest já foi candidata a vice-prefeita no estado do Espírito Santo, há cerca de 10 anos atrás. Pedimos desculpas ao leitor (a), mas dada à pouca importância desse detalhe para a eleição em Feira de Santana, optamos por esta correção de pé-de-página.