Os visitantes da feira,
Com vale-livros ou não,
Assistem dança, teatro
E vídeos em exibição.
Encontram-se com artistas,
Na praça, com cordelistas
Fazendo declamação.
Os versos acima apresentam um pequeno recorte daquilo que o visitante encontra na FLIFS. Eles compõem o cordel ABC da Feira do Livro, de autoria dos cordelistas Luciano Ferreira e Romildo Alves, escrito por ocasião das comemorações dos dez anos do evento. Nas duas últimas linhas, os poetas expõem a Praça do Cordel, onde, desde 2011, acontece o Encontro de cordelistas, repentistas, xilógrafos e folheteiros.
Xilogravura e desenhos,
Repentes e improvisos
São atrações que agregam
Interações e sorrisos.
As diferentes plateias
Passeiam pelas ideias
Sem seguir placa de avisos.
Agora a praça pública é o ciberespaço, a feira livre são as redes sociais e o canto que antes ecoava nos rincões nordestinos trafega em bites. A Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), nesta edição especial #FlifsEmCasacomVocê, vai contar com a presença da cultura popular sertaneja, através dos cordelistas, a partir do suporte técnico-digital, com lives utilizando os perfis oficiais da FLIFS, através de conexão das redes socais.
A partir desta quarta-feira, 23 , a Praça do Cordel estará no ar apresentando poetas como Auritha Tabajara (Ipueiras/CE), Franklin Maxado (Feira de Santana/BA), Chico Pedrosa (Recife/PE), Isabel Nascimento (Aracaju/SE) e muito mais.
Além das apresentações na Praça do Cordel, a literatura produzida por poetas populares, também será tema de três mesas que abordarão assuntos como cordel sem machismo e a representatividade no cordel, discutido por cordelistas, professores e pesquisadores. Haverá ainda, as oficinas de xilogravura e a possibilidades do uso do cordel em sala de aula.
Confira AQUI a programação completa da Praça do Cordel.
na foto, o artista popular Domingos Santeiro