Dois irmãos violeiros repentistas – João Ramos e Caboquinho – mantiveram acesa a Cantoria de Viola na Feira durante muitos anos com a produção do evento que chegou a mais de 40 edições anuais, o Festival de Violeiros de Feira de Santana.
Caboquinho morreu há dois anos, em pleno ano pandêmico. João Ramos ( na foto, à esquerda) será reverenciado na Cantoria que acontece sábado,7, com Zé Francisco(Feira) e José Soares (Caruaru) no Mercado de Arte Popular, berço comercial e cultural da cidade.
A Cantoria de Viola no Map, sábado, é uma produção de Carlinho Pedrosa, que vem a ser filho do poeta Chico Pedrosa, um dos maiores nomes vivos da poesia popular de Nordeste que junto com outros poetas e cordelistas, como Franklin Maxado, Garotinho do Cordel, e outros, vão fazer participações especiais no meio da peleja de sextilhas e improvisos dos cantadores.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana – Governo da Gente, da Associação dos Artesãos do Map, e dos Amigos do Cordel, além da imprensa de audio, video e texto em todas as plataformas.