
Para celebrar os 36 anos de fundação do bairro George Américo será realizada uma sessão solene na próxima terça-feira (28), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Feira de Santana.
O bairro nasceu em novembro de 1987, quando o líder dos sem-teto de Feira de Santana, George Américo Mascarenhas, organizou a ocupação de terra do antigo Campo de Aviação, de propriedade pública, com o apoio de centenas de pessoas. Ao longo de seus 28 anos, George Américo comandou 21 ocupações em Feira de Santana e, por isso, ficou conhecido como o “rei das invasões”.
O bairro recebeu o nome de Conjunto Habitacional George Américo por conta de uma homenagem da população local e, também, da Câmara de Vereadores, através da lei municipal nº 1170/89. Vale ressaltar, que George Américo foi funcionário da Prefeitura e presidiu a Associação dos Sem-Teto do Município.
Na década de 1970, ele participou de movimentos estudantis; se envolveu em muitas atividades promovidas pela Casa do Estudante. George Américo tinha o sonho de se candidatar a vereador, contudo seu desejo foi interrompido porque foi assassinado seis meses antes do pleito municipal, numa quinta-feira, dia 5 de maio de 1988.