O Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Pereira Pitombo foi inaugurado nesta terça-feira, 30, no bairro Asa Branca. A unidade de ensino vai atender a 190 crianças entre 2 a 5 anos e funcionará em tempo integral. As atividades começam às 7h30 e são encerradas às 16h45.
O prédio tem dez salas de aula, que contam com banheiros internos, dando mais conforto às crianças e praticidade aos professores, biblioteca, fraldário, lactário, rouparia, lavandaria, pátio coberto, vestiários masculinos e femininos, banheiros convencionais e PCD entre outros cômodos administrativos.
A dona de casa Ângela Santos estava admirada com a estrutura. É a primeira vez que o filho dela, o pequeno Levy Freitas, de 2 anos, vai estudar. “A escola está muito bonita. É um lugar seguro para ele e ainda fica perto da minha casa. Espero que ele consiga se desenvolver bem aqui”, disse.
Durante o evento, também foi lançado o programa Educação Integral em Tempo Integral. Este ano, 30 escolas da rede municipal terão Educação Integral, 7 delas funcionarão exclusivamente nesta modalidade, ampliando 240% no número de vagas disponíveis, que antes era de 733, e agora passa para 2.505.
“Os estudantes ficarão aqui durante todo o dia, participando de atividades integradas. Uma novidade que melhora, ainda mais, a qualidade da educação ofertada pelo município, que tem o compromisso de promover a equidade no acesso ao conhecimento”, destacou o prefeito Colbert Filho.
Além de aumentar o tempo que os alunos passam na escola, a Educação em Tempo Integral busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.
“Os estudantes terão 9h15 diárias de permanência na instituição, sete serão dedicadas à atividade pedagógica. Teremos também atividades de recreação, intervalos para refeição e higiene. Para essa rotina, vamos disponibilizar todas as condições como os materiais para o banho, para o soninho, materiais pedagógicos, circuitos psicomotores e chromebooks”, explica a secretária de Educação do município, Anaci Paim.
Para Jennifer França, mãe de Aylla Valentina Silveira, de 5 anos, e de Jasmim França, de 2 anos, a oferta de tempo integral chegou na hora certa. “Vai me ajudar muito porque vou conseguir trabalhar mais tranquila, sei que os meus filhos estarão aprendendo, seguros e bem cuidados”, contou.