Com o crescimento da demanda de hemocomponentes, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba em Feira de Santana lança a campanha “Nova missão, redobre a solidariedade” para ampliar o número de doadores. Desde o fechamento do banco de sangue privado na cidade, a UCT tem a responsabilidade de atender todas as solicitações de hemocomponentes dos serviços de saúde SUS na região de Feira de Santana. Atualmente, estão sendo atendidas cerca de 40 unidades hospitalares, enquanto anteriormente eram apenas o Hospital Estadual da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e a UPA Estadual.
Para doar sangue, os candidatos devem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum no dia da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes do procedimento. É necessário apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial
A UCT de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e 1.320 bolsas de sangue por mês, considerando a coleta de 60 bolsas diárias. Localizada na Av. Presidente Dutra S/N (em frente à TV Subaé), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem. Presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com funcionamento diário e ininterrupto durante 24 horas por dia.