“Ao receber a comunhão, Maria sentiu um calafrio e um arrebatamento tomou-lhe a alma. Ela caiu em êxtase. Quando voltou a si, notou que um líquido espesso escorria da sua boca. Era sangue. Ela olhou para seu diretor espiritual e mostrou a transformação que acabara de ocorrer. O sangue brotava da hóstia consagrada em tão grande quantidade que caía no chão. Aquela era a primeira sexta-feira da quaresma de 1889.”, é assim que a escritora e doutora em História Dia Nobre inicia a narrativa da obra Incêndios da Alma, que chega às livrarias pela Editora Planeta.
O livro terá evento de lançamento, nesta sexta-feira ,2, na capital do Rio de Janeiro, com mediação da jornalista e pesquisadora Luciana Araujo Marques (@luciana_araujo_marques), no dia 2/8, às 19h na Janela Livraria do Jardim Botânico, cujo endereço é R. Maria Angélica, 171 – Loja B.
Haverá também um lançamento na cidade de São Paulo, no dia 8, também às 19h na Livraria da Tarde, que fica na Rua Cônego Eugênio Leite, 956, São Paulo. Esse evento conta com a participação da estudiosa da história oral no Brasil Maria Carolina Casati (@encruzilinhas).
Uma versão adaptada da premiada tese de doutorado da autora, o livro investiga o apagamento histórico da beata Maria de Araújo, uma das principais personagens do episódio que ficou conhecido como o “Milagre de Juazeiro”. Ao longo das páginas, Dia compartilha o resultado de 10 anos de uma pesquisa profunda realizada em locais como Juazeiro, São Paulo e o Vaticano para reconstruir parte da trajetória de Maria e buscar entender por que apenas o padre Cícero é conhecido e creditado pelos eventos milagrosos até hoje.
Além de uma grande parte da documentação consultada estar disponível em arquivos brasileiros, contendo uma vasta correspondência de sacerdotes, bispos, médicos e com a Santa Sé, a escritora ainda revela uma documentação inédita do Archivio Segreto Vaticano e do Archivio dela Congregazione per la Dottrina della Fede sobre o caso, reproduzida nesta obra em um caderno de imagens. Mais do que contar a história de Maria, Dia também analisa as questões políticas e religiosas da época e explica como a possibilidade de um milagre poderia impactar para a Igreja em um contexto de reordenação de forças, uma vez que chegava ao fim o padroado e se fortaleciam os poderes laicos e civis da República.
Com prefácio assinado por Jaqueline Hermann, professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Incêndios da Alma oferece novas perspectivas acerca do “milagre de Juazeiro”. Dia Nobre constrói uma narrativa envolvente, explorando as nuances da trajetória de Maria de Araújo e esclarecendo a complexidade de uma época e as interações que os personagens desta história representaram. Com o rigor de uma tese bem fundamentada em documentação e competência analítica, a autora possibilita que um entre tantos mistérios de fé seja revelado.
A AUTORA – Dia Nobre nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará. Doutora em História e escritora, é autora do livro O teatro de Deus (Editora UFC) e da tese de doutorado Incêndios da Alma (UFRJ), que lhe concedeu três prêmios, incluindo o Prêmio Capes de Teses em 2015. Em uma edição revisitada, Incêndios da Alma ganha nova vida pela Editora Planeta. Para contar a história de Maria de Araújo, a autora acostumou-se com as mudanças constantes e com a necessidade de se reinventar a cada chegada e partida. Morou em várias cidades, das praias paradisíacas de Natal ao céu cinzento de São Paulo, passando pelas ruas planejadas de Brasília ao caótico Rio de Janeiro até a turística Cidade do Vaticano.
A EDITORA – Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.