O CinetTeatro 2 de Julho, sede do IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) no bairro da Federação, em Salvador, foi entregue para a população pelo Governo do Estado na segunda-feira (26). “Nós estamos reconceituando o teatro” , disse o governador na reinauguração. Fundado em 1969, a nova reforma custou 8,9 milhões, em equipamentos e na estrutura física. O 2 de Julho tem agora a maior tela de projeção retrátil da Bahia.
A secretária de educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, relembrou que esteve no antigo teatro localizado no IRDEB há 15 anos, quando começou a lecionar na rede de ensino estadual. “Essa inauguração é cheia de emoção, porque é um equipamento que está no coração da cidade, na Federação, e aberto ao público, aberto a quem mais precisa de um espaço como esse.
o ator Jackson Costa apresentou uma performance para os presentes e enalteceu a importância do novo espaço. “’Esse cineteatro aqui, belíssimo, atende as produções locais. Isso é muito importante e poderoso. Um teatro de porte médio como este para que a gente veja o olho da plateia e a plateia possa perceber também o olhar do artista”.
O músico Tatau também revelou sua emoção e seu carinho pelo lugar. “Quando pensei em ser artista, pelos 16 anos, e investir na minha carreira, o primeiro lugar que eu tive aula foi aqui”. E completa afirmando que poder cantar o hino da Bahia neste espaço, chamado 2 de Julho, “não tem preço”.
Fotos: Matheus Landim/GOVBA