São três “eternos candidatos”, campeões em candidaturas na lista de registros de Feira de Santana divulgada pela TSE. Os três fazem parte da “base apoio” de Zé Ronaldo (da “panela” , como apelida a campanha de Zé Neto). Dois deles são candidatos desde a campanha pela primeira reeleição do ex- prefeito, em 2004, há 20 anos, cujos adversários de Ronaldo, curiosamente , eram Zé Neto e o atual Prefeito Colbert Filho.
Aquilles Santa Barbara Barbosa é candidato a vereador em Feira desde 2004, naquela primeira campanha de Zé Ronaldo para a reeleição, quando também eram candidatos Zé Neto e Colbert. Naquele ano Aquiles começou pelo DC (Democracia Cristã) que lhe forneceu do Fundo Partidário, 2.500 reais para a campanha. Não se elegeu, mas voltou pelo PRC (Partido Trabalhista Cristão ) em 2008, apoiando o candidato de Ronaldo,o médico Tarcízio Pimenta, com apenas 845 reais do FP (fundo partidário).
Em 2012 o PSC (Partido Social Cristão) estava abonado e lhe forneceu 4 mil 150 reais para a campanha. Perdeu de novo. Em 2016 foi candidato pelo PPS com recursos de pouco mais de 2 mil reais e em 2020, dessa vez no Solidariedade, teve o impulso partidário de 4040 reais, mas nada de votos pra se eleger.
É candidato pela sexta vez este ano de novo pelo Democracia Crista.
Embora seja um “currículo” impecável, Aquiles não e o primeiro lugar nesse ranking de “eternos candidatos”: o troféu da lista de candidatos divulgada pelo TSE é Tinga. Valdilson da Silva Rocha completa este ano sua sétima campanha eleitoral pois, entre uma e outra municipal de 2004 pra cá , ele tentou também ser deputado federal. Como Aquiles, em cada uma, um partido diferente. Agora ele está no MDB.
Jose Raimundo dos Santos Nascimento, o Zé Painha, chegou a “bater na trave” para entrar na Câmara como vereador eleito. Ficou pela suplência. Ele começou no mesmo ano que Tinga, ha 20 anos. Nem fundo partidário recebeu. Em 2008 500 reais do PMN, em 2012 estava no P com 2.300 reais, em 2016 ele estava no PPS, pegou 2 mil, em 2020 ele estava no PV e recebeu 1.950 reais. Em 2022, no Patriota, candidatou-se a deputado estadual e agora em 2024 e está no PRD.
[…] sexta-feira (30), o site Blog da Feira publicou uma matéria cujo o título é: “Três campeões na lista de ‘eternos candidatos’ a vereador na Feira”. Nessa matéria, são citados três “eternos candidatos” campeões em candidaturas na lista de […]