Um dos principais espaços de difusão da música independente em toda Bahia, que ao longo dos últimos dois anos e meio já recebeu mais de uma centena de shows, além de outras diversas atividades culturais, a Casa Noise em Feira de Santana agora também foi transformada em uma sala de cinema para receber o projeto Cine Noise.
O objetivo principal desta iniciativa é exibir de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo e potencializando nossa produção no campo musical e também do audiovisual. As atividades começam esta semana e se estenderão pelos próximos meses.
O projeto “Cine Noise” também teve como objetivo promover a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo às devidas condições de acessibilidade.
A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Onde, a propósito, será apresentada a primeira atividade do projeto.
Nesta quinta-feira (12), a partir das 10h20, serão exibidos os filmes “O Homem da Massa – Raimundo Sodré”, com direção de Marcelo Abreu e “Bié dos 8 Baixos”, dirigido por Eduarda Canto e Uyatã Rayra. No turno vespertino e noturno, respectivamente às 16 horas e 20 horas, será a vez da obra “Reggae Resistência”. A direção é de Cecília Amado e Pablo Oliveira.
“O Homem da Massa”, apresenta um retrato musical do cantor e compositor Raimundo Sodré, autor da famosa música “A Massa” que leva o cantor a um grandioso sucesso e ao mesmo tempo a uma crise na sua carreira artística.
“Bié dos Oito Baixos” conta a história do saudoso sanfoneiro Bié, que toda segunda-feira era responsável por comandar o samba que animava o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A partir da vivência dele e dos frequentadores do local, foi possível descobrir o encontro entre o samba de roda e a sonoridade da sanfona.