Neste mês de setembro o projeto Arte no Feiraguay está completando um ano de implantado nesse espaço comercial popular de Feira de Santana Trata-se de pinturas artísticas, feitas nas colunas do grande galpão do entreposto, retratando importantes personalidades e símbolos feirenses, como a Caixa D’água do Tomba, o cantador de viola, João Crispim, o reggaeman Jorge de Angélica e outros. Neste período algumas pinturas foram renovadas e novos espaços descobertos.
Segundo o administrador do Feiraguay, Sandro Santana, a inspiração para a ideia surgiu a partir do projeto Arte na Avenida, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Sandro relata que, enquanto passeava de bicicleta em um dia do evento, viu os quadros do pintor Luciano dos Anjos, e de outros artistas, expostos e desejou que essas artes também pudessem embelezar o Feiraguay.
A proposta foi compartilhada entre Dos Anjos e outros artistas que aceitaram o desafio e se mobilizaram para colocar em prática. O intuito por trás do projeto é promover visibilidade tanto para o responsável pela criação da arte, quanto para a personalidade ou símbolo retratados, considerando que o Feiraguay, além da importância comercial, também é um ponto turístico da cidade com público fixo de aproximadamente 4 mil pessoas.