“Eu tenho 42 anos e estou aqui para fazer minha mamografia. Sei que esse exame é fundamental e essa campanha é super importante para nos lembrarmos de cuidar da saúde e de realizarmos os exames de prevenção. Estou aproveitando a oportunidade para fazer a minha parte e garantir que estou bem”, ressalta a maquiadora Angélica Bittencourt, que aguardava ansiosamente pela campanha e não perdeu tempo ao chegar cedo a Arena Fonte Nova. Ela é moradora do bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Assim como Angélica, até o final de outubro, outras mulheres terão acesso a cerca de 30 mil mamografias que serão ofertadas em todo o estado. A abertura da edição 2024 da campanha do Outubro Rosa, voltada para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorreu nesta terça-feira (1º), em Salvador. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), a ação realizará 1.085 mamografias nas oito unidades móveis estacionadas na Arena, dedicadas exclusivamente à oferta dos exames para mulheres entre 40 e 69 anos.
Até o momento, 14 mil mulheres já garantiram seus exames por meio do agendamento online. A diarista Carla Cerqueira, de 50 anos, moradora de Castelo Branco, também aproveitou a oportunidade e destacou: “É muito importante que a gente tenha acesso a esses exames e fico tão aliviada que eles sejam gratuitos, pois isso faz toda a diferença. Ter a chance de cuidar da minha saúde sem me preocupar com custos é essencial. A prevenção é a melhor maneira de nos cuidarmos”, conclui.
Com essa mobilização, o Governo reforça seu compromisso na luta contra o câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres no Brasil. As secretárias da Saúde, Roberta Santana, de Política para as Mulheres, Neusa Cadore, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, estiveram presentes na abertura da ação.