O Centro Comunitário pela Vida (CONVIVE) é um equipamento público onde serão ofertados diversos serviços e programas de Educação, Cultura, Esportes, Emprego e Renda, Assistência Social, Saúde, Promoção e acesso a Direitos. De acordo com o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (2021-2030.) serão construídos 30 centros em todo o Brasil. Uma das cidades escolhidas para receber um CONVIVE, foi Feira de Santana que está em 16° lugar entre as cidades mais violentas do pais.
“Infelizmente, pelo alto índice de violência que temos na cidade, fomos um dos Municípios escolhidos“, comentou o prefeito de Feira, Colbert Filho (MDB), que conduz as tratativas com o Ministério da Justiça, responsável pelo programa nacional. “O Centro vai nos ajudar a evitar o assédio do tráfico e facções criminosas”
Para o Convive de Feira virão 15 milhões de reais para a construção e 2 milhões anualmente, para a manutenção. O Centro vai ocupar uma área de cerca de 10 mil metros ( 4 tarefas e meia), no bairro da Mangabeira, informou o Prefeito.
O equipamento atua na prevenção e redução da violência e da criminalidade, com foco na inclusão social, no fortalecimento de vínculos comunitários, na preservação de vidas e na redução das desigualdades territoriais.
Ilustração: planta baixa do CONVIVE