Maior hospital público do interior da Bahia, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, comemora um marco importante para a instituição: a publicação de um artigo científico elaborado pela equipe do Centro de Hemorragia Digestiva em uma revista internacional indexada na PubMed, um credenciado banco de dados que inclui referências e resumos sobre ciências da vida e tópicos biomédicos .
A pesquisa intitulada “Late Diagnosis of Familial Adenomatous Polyposis After Acute Lower Gastrointestinal Bleeding: A Case Report” (“Diagnóstico tardio de Polipose Adenomatosa Familiar após sangramento gastrointestinal baixo agudo: Relato de caso”) foi publicada no final de 2024 na revista Cureus.
O trabalho foi conduzido pelo time liderado pelo médico endoscopista intervencionista Victor Galvão, em parceria com outros especialistas do hospital. O estudo aborda um caso raro de Polipose Adenomatosa Familiar (PAF), uma condição hereditária que aumenta significativamente o risco de câncer colorretal. O caso envolveu o diagnóstico tardio de um paciente de 52 anos que apresentou sangramento gastrointestinal agudo.
O artigo destaca a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento multidisciplinar em casos de PAF. A equipe ressaltou que, embora o diagnóstico tardio seja incomum, ele serve como alerta para a necessidade de maior atenção à história familiar e aos sintomas relacionados.
Na opinião da diretora-geral do HGCA, Cristiana França, além do impacto acadêmico, a conquista simboliza o reconhecimento do trabalho realizado na unidade.