Terra onde nasceu o genial artista Tom Zé e o caridoso médico Doutor Deraldo Portela, a 50 km de Feira de Santana, a cidade de Irará começa nesta sexta-feira, 24, a festa em homenagem à padroeira católica do município, Nossa Senhora da Purificação, com a tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja, que começa às 15 horas. Uma ampla programação de shows musicais se estenderá até a próxima segunda-feira,27. (Confira toda a programação, no Instagram da festa).
A Lavagem das Escadarias da Igreja de Irará ou a Lavagem de Irará é uma manifestação cultural que acontece há mais de 100 anos na cidade, realizado na última sexta-feira do mês de janeiro e atrai milhares de fiéis e turistas. A Filarmônica 25 de Dezembro, que este ano completa 71 anos, é motivo de orgulho para a cidade e dela saem os músicos que formam a Charanga de Irará que igualmente enche de alegria a população.
As pessoas que residem em Irará contam que essa festa começou quando algumas senhoras de elite, consideradas como mães de família da cidade, resolveram homenagear a padroeira lavando a igreja para que no dia santo ela estivesse arrumada. Porém, foram as mulheres do povo, mães solteiras, que se tornaram personagens principais dessa festa. Elas saíam vestidas de baianas com seus potes e seguiam o estandarte da Virgem da Purificação.Até hoje é o que se vê: baianas com seus potes seguindo a procissão e lavando a Igreja, além de oferecer o “banho de cheiro” aos participantes.