Telito Santiago Rodrigues de Souza é um professor de História e pesquisador, nascido em Antônio Cardoso e que já escreveu vários livros sobre a região. Este – Umburanas, uma passagem no registro de sua história – é o mais recente de sua trajetória dedicada a assuntos sócio-artísticos e culturais do lugar, e abrange a vida do município desde a sua formação até os dias atuais. É um livro apto a ser adotado nas escolas do municipio.
Tudo começa com a Freguesia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, no século 19, que passou a se chamar Uberlândia em 1938; Tinguatiba, em 1843, e Antônio Cardoso, quando emancipou-se de São Gonçalo em 1962. Antes disso tudo, nos conta o livro, habitavam na região os indígenas Payayás expulsos pelos portugueses.
O livro é totalmente ilustrado (a foto da capa é do fotojornalista Reginaldo Pereira Tracajá), colorido, com fotos antigas e atuais do município e de figuras influentes na comunidade, e traça o perfil cultural, geográfico e econômico da região, dando várias pistas, também, para a grande vinculação daquele território com a cidade de Feira de Santana. Antônio Cardoso, hoje, faz parte da Região Metropolitana de Feira.
“Umburanas” pode ser comprado na banca de Jurivaldo, no Mercado de Arte Popular, em Feira, ou ao próprio autor, pelo telefone/zap 75.99163-7568