
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues disse hoje no programa “Fala Jero” que a crise climática e real e já afeta o povo baiano,” ao falar sobre os impactos da seca na Bahia e as “ações de enfrentamento” que o Governo está realizando nos territórios mais afetados. Regiões como Chorrochó, Remanso, Abaré e Macururé correm risco de desertificação. A crise climática é real e já afeta o nosso povo. Estamos trabalhando por soluções concretas: preservação, acesso à água e desenvolvimento sustentável.
Mais de 70 municípios do Estado já enfrentam o problema este ano. Na semana passada o governador voltou a pedir um “pacto nacional” a favor do Nordeste em estiagem. Ninguém pode impedir a seca. O que podemos — e estamos fazendo — é enfrentar seus impactos e reduzir os danos: cuidar da água e garantir alimentos para as pessoas e os animais. É assim que cuidamos da Bahia, mesmo nos tempos mais difíceis, disse.
Jerônimo também disse que enfrentar os impactos da seca exige mais que reação, exige estrutura. E lembrou: Criamos a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Fundo Estadual de Defesa Civil, que garantem apoio contínuo aos municípios e ampliam nossa resposta com mais recursos e agilidade.