
A celebração dos 78 anos de fundação da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana e a entrega do Título de Cidadão Feirense ao Pastor Jamir Sbrana marcaram a noite da terça-feira (29), na Câmara Municipal. Com o plenário e a galeria lotados, a Casa Legislativa promoveu a dupla homenagem com direito a apresentação de coral, citações bíblicas e momentos de fé. A iniciativa foi do vereador Jorge Oliveira (PRD), que recepcionou os convidados ao lado do presidente Marcos Lima (União Brasil).
Relatando memórias afetivas com a Igreja Batista, onde teve o seu enlace matrimonial com Rosely Vilela de Souza Silva formalizado, Jorge Oliveira destacou a trajetória de fé, amor e serviço da congregação, que se firmou como espaço de acolhimento, especialmente das pessoas em condição de vulnerabilidade. “O objetivo maior dos projetos sociais e das ações evangelistas é a promoção da dignidade humana”, disse, ressaltando que esse trabalho tem à frente, há 16 anos, o Pastor Jamir Sbrana.
A contribuição para construção de uma cidade mais justa e humana é uma das justificativas da concessão da cidadania ao bacharel em Teologia e especialista em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais. A sua relação com Feira de Santana é reforçada pela vida familiar. Casado com Ernestina Gomes Sbrana, tem uma filha, Valentina Gomes Sbrana, de 15 anos, nascida em terras feirenses. “É um homem digno e merecedor da homenagem”, enfatizou o Diácono Sérgio Santos Oliveira, ao saudar os presentes.
O momento foi celebrado com cântico de louvores exaltando a fé e a paz pelo Coral da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana, com a participação de 17 integrantes, sob a regência de Ester Nery Souza de Oliveira. Na avaliação do vereador Ismael Bastos (PL), que também é pastor, a homenagem se justifica porque há representação legítima e valores cristãos. “Trata-se de uma Igreja séria, comprometida com a palavra, o reino de Deus e a cidade”, afirmou, reforçando os 78 anos de evangelismo, mostrados em um vídeo apresentado durante a sessão.
Evangelização – Coube ao Diácono Osvaldo Lourenço Júnio fazer uma leitura bíblica para reafirmar a vivência da Igreja Batista como comunidade de fé, citando Filipenses, Capítulo 1, Versículos 27 a 30, enquanto o Diácono Lourival de Souza Cunha apresentou dados históricos. Ele citou os princípios seguidos pelos batistas através dos tempos: aceitação das escrituras sagradas, Igreja como comunidade democrática e autônoma, separação entre Igreja e Estado, liberdade de consciência e responsabilidade individual diante de Deus.
Ação social e beneficência são os pilares da Igreja, cujo olhar, de acordo com Lourival Cunha, é voltado para os menos favorecidos, e citou o atendimento a pessoas com deficiência (cadeiras de rodas, andadores, bengalas), o Ministério de Acessibilidade, Linguagem de Libras, e o Projeto Oficina dos Anjos, “que acolhe pacientes oncológicos em unidades de saúde, tornando visíveis pessoas que não são vistas pela sociedade”, destacou. “O trabalho dos batistas caracteriza-se, sobretudo, pela cooperação voluntária”, afirmou o Diácono.
O ponto alto da noite foi a entrega do Título de Cidadão Feirense ao Pastor Jamir Sbrana, paulista de nascimento, que agradeceu saudando a família de sangue e a família de fé, da Igreja Batista. Ao citar Martin Luther King, disse que “o momento é sempre certo para fazer o que é certo” e confessou que, ao longo desses 16 anos, sentiu-se “em casa” na cidade. O pastor citou que há mais de três décadas vive o evangelho “em favor daqueles que se tornaram invisíveis” e ressaltou que tem consciência de que a conquista da honraria é fruto da conjugação de esforços ao longo do tempo.
A sessão foi conduzida pelo presidente Marcos Lima (União Brasil), que conduziu os trabalhos e compôs a mesa de honra ao lado do vereador Jorge Oliveira (PRD); de Neto Bahia, secretário municipal de Governo, representando o prefeito José Ronaldo; do Pastor Jamir Sbrana, homenageado da noite, e de Maria Ernestina Gomes Sbrana, sua esposa, além de Lourival Souza Cunha e Osvaldo Lourenço Júnior, diácono decano e diácono da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana, respectivamente.
