
No dia 25 de abril de 2025, a jornalista e pesquisadora Emanueli Marques Pilger defendeu, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a primeira dissertação de mestrado da Bahia dedicada a investigar a presença e resistência das mulheres no radiojornalismo esportivo das emissoras de Salvador.
Intitulada “Protagonismos e Resistências: A Voz Feminina no Rádio Esportivo nas Emissoras de Salvador”, a pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB, na área de concentração em Mídia e Formatos Narrativos e na linha de pesquisa Comunicação e Memória, com orientação da Profa. Dra. Hérica Lene Oliveira Brito e co orientação do Prof. Dr. Francisco Alves dos Santos Junior.
Por meio da metodologia da História Oral, Emanueli traça um panorama inédito das mulheres que romperam barreiras para atuar na cobertura esportiva radiofônica na capital baiana, revelando histórias de enfrentamento ao machismo estrutural, estratégias de permanência e o legado dessas vozes femininas.
A dissertação representa uma contribuição relevante não só para os estudos de gênero e comunicação, mas também para o fortalecimento da luta por equidade nas redações esportivas do estado.