
Na tarde desta segunda-feira, 19. o prefeito Zé Neto Ronaldo, ao lado do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, anunciou um investimento de R$ 58 milhões em educação. O anúncio aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e marcou o lançamento de ações voltadas à valorização dos profissionais da Educação, inclusão escolar e melhorias na gestão pedagógica
Os professores da rede municipal de ensino terão também o seu reajuste salarial. O governo municipal reajustará os vencimentos dos professores em 5,53% e, além disso, a função gratificada (FG) — que remunera professores e especialistas que desempenham funções adicionais — terá aumento de até 275%. A gratificação será calculada com base na formação, tempo de serviço e carga horária dos profissionais. O enquadramento funcional, parado desde 2018, também será retomado.
A partir de agora haverá ainda eleição direta para a escolha dos diretores e vice-diretores. Para fortalecer o quadro da Educação, o prefeito anunciou também um concurso público com 1000 vagas para cargos efetivos e ainda a contratação imediata de 500 cuidadores para alunos com deficiência por meio de processo seletivo simplificado via REDA (Regime Especial de Direito Administrativo). O investimento previsto na contratação desses cuidadores é de R$ 12 milhões até o final de 2025. Haverá ainda a ampliação de vagas no Centro de Educação Inclusiva, que oferece atualmente 600, dobrando a capacidade de atendimento especializado.