
As Cavalgadas são o esporte equestre mais presente no cotidiano do Município, principalmente na extensa zona rural de Feira de Santana. “Todo fim de semana tem cavalgadas na zona rural, e aqui na cidade, temos cerca de 300 baias espalhadas em diversos bairros”, diz, entusiasmado, o vereador Jurandy Carvalho, que tem sua base nos distritos rurais, principalmente Ipuaçu, onde nasceu. Grande parte dessas baias funciona como “hotéis para cavalos”, opção ideal para aqueles que não possuem estrutura, espaço suficiente para abrigar o animal e tempo para dedicar cuidado e atenção.
Esta semana, o prefeito Zé Ronaldo sancionou uma lei de autoria de Jurandy, criando um calendário municipal de eventos equestres. Além das cavalgadas, Feira de Santana também tem corrida de cavalos, no mês de outubro, no bairro Pedra Ferrada, atraindo inúmeras pessoas de diversos estados brasileiros, e corrida de argolinha.
O jornalista e professor universitário Andrews Pedra Branca observa: “A equinocultura é uma realidade … emprega e produz renda em toda a região de Feira. Atividades como casqueador, treinador, aluguéis de baias e Team Penning e Ranch Sorting pra todo lado“, e elogia o incentivo a esse esporte.
Exceto o mês de janeiro, a lei institui no calendário oficial de festejos e comemorações equestres no município de Feira de Santana uma vasta programação durante 11 meses do ano, movimentando a economia e estimulando a prática de esportes equestres em sete distritos e mais a zona urbana.