
Em uma cerimônia realizada no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, em Salvador , quatro frades capuchinhos emitiram votos perpétuos, ontem (sábado,19). Frei Jorge Rocha, Superintendente da Fundação Santo Antônio, em Feira, e formador dos jovens frades, explicou que os votos perpétuos são de castidade, pobreza e obediência. Os frades que fizeram os votos são: Luiz Carlos Silva Pereira; Marcelo Lisboa dos Santos Junior; Matheus Santos dos Anjos; Washington Filipe Novaes Lourenço
A missa solene foi presidida pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Roberto Genuin, que destacou a emoção de viajar pelo mundo e presenciar jovens firmes na fé, no propósito da Igreja e, sobretudo, no desejo de servir a Cristo.
O Ministro Provincial da Ordem dos Frades Capuchinhos na Bahia e Sergipe, Frei Gilson, destacou a relevância do momento de ter jovens frades seguindo os exemplos de Cristo e São Francisco de Assis. Para ele, os jovens devem abrir o coração para o chamado de Deus e servir a Cristo.
Um dos frades que recebeu os votos, Frei Filipe Lourenço, definiu o momento como de maior emoção em sua vida: “Hoje estamos, de fato, tornando real tudo que Deus sonhou para nós.”
O reitor do Santuário de Santo Antônio dos Frades Capuchinhos em Feira de Santana, Frei Liomar Pereira, descreveu a importância deste momento: “Definitivamente, é um momento de confirmação de fé e vocação dos novos frades.”
A solenidade também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demétrio Castro, que refletiu sobre a importância da presença destes jovens na Igreja e nas comunidades. Ele reforçou a importância de continuar rezando e fazendo preces por estes irmãos que entregaram inteiramente sua vida ao serviço de Deus.