
A magistrada Maria das Graças Guerra de Santana Hamilton agora é Desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A mais nova componente da Corte foi promovida pelo critério de antiguidade, em razão da aposentadoria da Desembargadora Ivete Caldas. A posse ocorreu ontem (quarta-feira,23), no Tribunal Pleno, perante familiares, servidores e seus pares. A Desembargadora Maria das Graças Hamilton passa a integrar a 5ª Câmara Cível. De personalidade discreta, a nova Desembargadora renunciou ao direito de proferir discurso durante a solenidade de posse.
A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, entregou as vestes talares (traje utilizado nas sessões) e saudou a nova integrante da Corte. “Bem-vinda. Desejamos muito sucesso nesta nova caminhada no Tribunal de Justiça”, declarou. Curiosamente, as duas ingressaram na magistratura através do mesmo concurso público
Nascida em Salvador, ela ingressou na magistratura em 1984, como Juíza na Comarca de Oliveira dos Brejinhos. Em 1987, foi promovida por merecimento para Seabra, onde trabalhou por quatro meses antes de chegar a Itaparica. O mesmo critério de merecimento motivou a mudança para Lauro de Freitas em 1993. Em dezembro de 1997, por antiguidade, ocorreu a promoção para Salvador, onde foi titular da atual 10ª Vara de Família (antiga 14ª Vara de Família) por quase 28 anos. Nos últimos dias, esteve lotada na 2ª Vara Cível de Alagoinhas.