
Como presente pelo aniversário de 115 anos de emancipação política de Itabuna, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) entrega uma obra de arte intitulada “Mural Grapiúna”, do artista plástico Rildo Moreira, em exposição na Avenida Amélia Amado, um dos pontos mais movimentados da cidade. A obra, com 102,05 m², está no muro da Estação Elevatória de Esgoto (EEE – 5), às margens do Rio Cachoeira.
O painel retrata o cotidiano e os elementos naturais que compõem a paisagem do Rio Cachoeira, como lavadeiras, pescadores, garças e capivaras, reforçando a conexão entre o rio e a identidade cultural de Itabuna.
A obra será entregue, oficialmente, na próxima semana, 28 , data em que se comemora a emancipação do Município.
Rildo Moreira – Natural de Ilhéus e com atuação reconhecida nacionalmente, Rildo Moreira já assinou trabalhos em diversas cidades da Bahia. Entre suas obras estão os murais do Centro Histórico de Ilhéus e a pintura artística na sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) de Itabuna. Segundo o artista, a proposta da EMASA foi justamente valorizar a orla do Rio Cachoeira e sua importância como patrimônio ambiental e social do município.