×
Blog da Feira
  • Cidade
  • Cultura
  • Colunistas
  • Política
  • Distritos
  • Quem somos
Blog da Feira
  • Cidade
  • Cultura
  • Colunistas
  • Política
  • Distritos
  • Quem somos
Dandara Barreto
terça-feira, 2 de setembro de 2025 / Publicado em Colunistas, Destaques, Política

Rui Costa puxa o freio da euforia com a ferrovia Feira-Salvador

Compartilhar:

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Bluesky
  • Twitter
  • Telegram
  • LinkedIn
  • Threads
  • Mais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Reddit
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Pocket

Durante um pool de rádios, em Feira de Santana, na manhã da última segunda-feira(1), o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, fez uma declaração que praticamente “sepulta” o projeto do Trem Feira-Salvador. Rui foi didático ao lembrar que ferrovia de passageiros raramente se paga com tarifa, mesmo em países que investem pesado em trilhos.

O recado é simples e contundente: sem subsídio público expressivo nenhum trem se sustenta apenas com bilheteria. Esta é a regra predominante no mundo e o ministro tratou de recolocar o debate no terreno da realidade orçamentária brasileira.

Ao mesmo tempo, ele retomou uma linha de raciocínio antiga na Bahia; Aproveitar a malha da Ferrovia Centro-Atlântica, redirecionando o contorno em Cachoeira para captar Feira de Santana, combinando passageiros e carga para viabilizar a conta. A ideia não nasce hoje e, segundo ele, já foi aventada no debate público e mira uma solução onde a receita de carga ajuda a fechar o modelo econômico.

“Quando essa ferrovia que vem lá de Brumado, chamada Centro Atlântica, vai para o porto de Aratu, ela faz o contorno em Cachoeira. Tem aquela ponte que tem um trem de contornar. Trazer essa linha de trem e em vez de descer para Cachoeira, passar por Feira de Santana. Esse, nós entendemos que é o melhor traçado. Está sendo estudado, porque você combina o trem de passageiro com o trem de carga”, disse.

Do outro lado está a proposta da TIC Bahia, que devolveu fôlego ao imaginário ferroviário. O desenho fala em 98 km de trilhos, operação mista, até 160 km/h para passageiros, 120 km/h para cargas, 10 estações e promessa de reduzir a viagem para algo em torno de 35 minutos. O custo estimado gira em R$ 6,8 bilhões e o projeto passou por etapas de avaliação técnica na ANTT, seguindo para o Ministério dos Transportes. É um pacote atraente, com números fortes para convencer público e investidores.

Aqui está o ponto de atrito. A fala de Rui Costa não contesta a engenharia, contesta o caixa. Se o investimento original tende a ser público e a tarifa cobre só operação e manutenção, a equação financeira da TIC Bahia perde tração sem um compromisso explícito de subsídio e de prioridade orçamentária. Em outras palavras, não basta “aprovação técnica” ou “potencial de demanda”. É preciso responder quem põe o dinheiro de verdade e com qual cronograma.

O discurso do ministro funciona como um balizador que, na prática, esvazia o projeto tal como vem sendo apresentado ao debate. Ele não fecha a porta para um trem Feira–Salvador, mas empurra o tema para um modelo ancorado em decisão fiscal, integração com carga e uso inteligente da infraestrutura existente. Esse caminho é mais árduo politicamente e mais lento, porém é o único que conversa com as restrições do orçamento e com a experiência internacional.

Em suma, Rui Costa puxou o freio da euforia e devolveu o trem ao trilho do realismo. O projeto da TIC Bahia continua vivo no papel e em tramitação, mas ao que parece, até aqui, está no limbo das boas ideias irrealizáveis.

Dandara Barreto é jornalista e radialista

Compartilhar:

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Bluesky
  • Twitter
  • Telegram
  • LinkedIn
  • Threads
  • Mais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Reddit
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Pocket

Relacionado

Deixe um comentárioCancelar resposta

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Política de privacidade

Arquivos BF






Blog da Feira: Jornal de Notícias de Feira de Santana

© 2023 Janio Costa Rego Comunicações - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade

TOP
Blog da Feira