Nesta quarta-feira (10), a primeira atração do Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana entra em cena às 9h30, quando o grupo Tibanaré (MT) apresenta o espetáculo “Fiu Fiu – Um Encontro entre Pássaros”, no Teatro do Cuca.

Depois de tanto voarem sozinhos, dois passarinhos são surpreendidos pelo destino brincalhão: um encontro. Unindo teatro, palhaçaria e dança, a montagem é um voar leve sobre um campo de possibilidades e traz para o público formas poéticas dos cortejos a moda antiga, numa linguagem simples que produz risos sinceros e suspiros sensíveis.

Ainda pela manhã, a partir das 10 horas, três atividades estão programadas. No Maestro Miro tem “E se”, com o grupo paranaense Tato Criação Cênica; no Sesc Tomba vai rolar “Contação de Histórias com Neide Kocca, da Cia. Cuca de Teatro; no Amélio Amorim, a Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS) encena “Era uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas”.

Dois espetáculos também serão reapresentados às 15 horas: “Era uma Vez” e “E se”, nos mesmos locais do turno matutino. Um pouco antes, às 14h30, o grupo cearense Cia. Prisma de Artes (CE) encerra a participação no Fenatifs com o elogiado espetáculo “As Aventuras de João Sortudo”, no Sesc Tomba.

Em São Gonçalo dos Campos, também às 14h30, a arte educadora e bonqueira, Rosa Griô apresenta Sá Binidita, uma vovó negra contadora de histórias, parteira, benzedeira, puxadora de versos e sambadeira.

Conhecedora de causos das comunidades, nesse espetáculo, ela conta histórias cheias de aventuras, romances e surpresas. Com música ao vivo, acompanhada de um berimbau, pandeiro e calimba, o espetáculo apresenta uma abordagem sobre a diáspora negra e a formação dos Quilombos no interior da Chapada Diamantina Bahia.

Os trabalhos do dia serão arrematados com a oficina “Roda de Conversa com Vivências Corporais e Comunicativas”, ministrada pela atriz Denise Medeiros, às 18h30 no Teatro do Cuca. Quem quiser participar deve levar 1 quilo de alimento não perecível. Além de estudantes, professores e artistas, a atividade paralela é voltada para profissionais da área de saúde.

Confira a programação completa do Fenatifs 2018 no site: www.ciacucadeteatro.com.br

AGENDAMENTOS E OUTRAS INFORMAÇÕES:
Cia. Cuca de Teatro: (75) 3491-8992
fenatifs.agendamento@gmail.com
ciacucadeteatro@gmail.com

fonte: Ascom/Fenatifs