Secretária de Educação de Helsinque, capital da Finlândia, a professora Marjo Kyllonen visitou o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, na manhã desta sexta-feira, 19, acompanhada do cônsul da Finlândia na Bahia, Wilson Andrade.

Helsinque é considerado modelo mundial de Educação, em função da aplicação de um novo currículo centrado no aluno e na multidisciplinaridade.

Este novo paradigma na metodologia de ensino, tendo a aprendizagem baseada em fenômenos culturais, alterou positivamente a rotina de gestores, estudantes e diretores.

“O sistema educacional de Helsinque foi pensado para que todas as crianças possam ter as mesmas oportunidades, e se baseia na igualdade e na equivalência. Os professores são altamente comprometidos e informados, e têm a liberdade para tomarem as decisões que forem melhores consideradas melhores para as crianças”, disse Marjo Kyllonen.

O prefeito Colbert Filho, ao enaltecer a importância do método educacional inovador aplicado na capital da Finlândia, externou o desejo de o ensino público praticado na malha educacional do Município “se aproxime cada vez mais destes objetivos, um ponto fundamental para que possamos sair do discurso para a prática”.

Recepcionada no Paço Municipal Maria Quitéria por uma apresentação do coral de alunos do Programa Música na Escola, neste sábado, 20, Marjo Kyllonen ministrará uma palestra no Congresso Internacional de Educação Para o Dia de Hoje, realizado no auditório do SESI, no Jardim Cruzeiro.

fonte foto: Secom/Feira