A Solanum ovigerum, mais conhecida como a Planta-ovo, tem chamado a atenção do público na Feira de Flores de Holambra instalada no Estacionamento da Prefeitura no centro da cidade.
As pessoas param pra olhar, tocar e acabam comprando pela curiosidade que a espécie provoca. ”Já vendemos uma grande quantidade de exemplares. As pessoas compram pela raridade dos frutos, ficam intrigadas e encantadas com os ovos” comenta o vendedor da Feira Antonio dos Santos Souza.
A planta, realmente, é bem curiosa após o aparecimento de uma florzinha roxa, nascem os frutos muito parecidos com ovos de galinha. Eles crescem brancos e vão se tornando amarelos à medida que amadurecem. Não são comestíveis, mas agradam aos olhos e causam inquietação em que vê pela primeira vez.
A enfermeira Fábia Meira não resistiu em levar pra casa um exemplar “ è muito interessante, os ovos parecem mesmo de verdade, são até rígidos”, fala animada.
A planta-ovo é da família do jiló, originária da Índia e é cultivada em larga escola na região de Holambra em São Paulo.