A Cooperfeira fundada no início dos anos 70 por pecuaristas feirenses com propriedades rurais na região, tinha o objetivo inicial de através de uma loja para comercialização de produtos e equipamentos que fosse possível baratear os custos da produção.
No meado dos anos setenta outro grupo de pecuaristas resolveu tomar a frente e fazer com que alem de revenda de produtos a cooperativa negociasse bovinos para abate, visto que na ocasião todos estavam nas mãos dos “pelanqueiros” ou compradores de bois para abate que muita das vezes não honravam os compromissos.
O negócio prosperou ao ponto de conseguir junto ao governo do estado a aquisição do antigo matadouro Mafrisa, dai a construção da Frifeira, frigorífico as margens da BR 101, a credibilidade era tanta que o agendamento para abate tinha antecedência de mais de seis meses.
Hoje infelizmente a realidade é outra, a revenda possui pouquíssimos produtos para comercialização, o prédio próprio da Rua São José foi alugado a um concorrente, o frigorífico com prestação de serviços a terceiro, acumula prejuízos anualmente e dividas bancarias impagáveis e o terreno onde funcionava a antiga Mafrisa vem sendo locados para diversas outras atividades totalmente fora do propósitos inicial .
O objetivo inicial foi deixado para trás, agora é uma verdadeira imobiliária de aluguel de imóveis, deixando de ser a alavanca para o desenvolvimento pecuário da região.
Marilton Carvalho
marilton@blogdafeira.com.br